Livraison standard gratuite pour
une commande supérieure à 110 CHF

O nosso longo legado de sustentabilidade

Title:
Desde 1895 que estamos comprometidos com a filantropia e a sustentabilidade,
investindo permanentemente na preservação do ambiente e com vista a ter um impacto positivo nas comunidades locais e globais.

1895

A visão de Daniel

Daniel Swarovski funda uma fábrica de lapidação de cristais em Wattens (Tirol austríaco) para tirar partido da energia renovável local (energia hidroelétrica) para os processos de retificação que patenteou. A visão de Swarovski era a de fabricar “um diamante para todos”, tornando os cristais acessíveis.

Responsabilidade social

Title:

1900
Fundação do Swarovski Music Club e do Swarovski Cycling Club. Originalmente criados para as atividades da empresa, os clubes tornaram-se rapidamente acessíveis a todos os habitantes da cidade. Daniel Swarovski era um membro ativo em ambos os clubes.

1908-1909
A 25 de julho de 1902, Daniel Swarovski torna-se membro do conselho da localidade de Wattens. Em 1908, foi eleito presidente do conselho da localidade e em 1909, apenas um ano depois, começa a construção de um novo tubo de distribuição de água para fornecer água potável à aldeia. 

1909
Após a mudança de muitos trabalhadores da empresa, assim como dos seus familiares, a velha escola de Wattens tornou-se demasiado pequena para acomodar todas as crianças. Marie Swarovski, esposa de Daniel, doa o terreno para a construção de uma nova escola.

1959
A Swarovski oferece cursos de formação específicos que abordam oito áreas profissionais diferentes, incluindo a lapidação de cristais: o único do género na Áustria.

1960
É criado o “The Daniel and Marie Swarovski Trust”, que atribui bolsas de estudo a estudantes com as melhores notas e oriundos de famílias de baixos rendimentos da região do Tirol.

1978
É criada uma "Escola Profissional" no local, de forma a garantir que os aprendizes recebem bases sólidas para aplicarem as suas competências e aptidões no local de trabalho. A Swarovski é uma das poucas empresas na Áustria a ter este tipo de escola.

Aproveitar o poder da água

Title:

1907
É construída a Ausserachen, a primeira grande central hidroelétrica da empresa. As três turbinas Pelton fornecem “Energia Swarovski” limpa às máquinas de lapidação, iluminação nas áreas de trabalho, bem como às grandes áreas de Wattens e às comunidades de montanhas vizinhas.

1951
A central hidroelétrica de Ausserachen sofre melhorias para fornecer uma potência de 750 kW.

1961
Uma procura cada vez maior de energia limpa leva à construção da central elétrica de Innerachen, com uma potência de 2200 kW fornecida por duas turbinas Francis.

1983
É construída a central hidroelétrica de Wattenbach, em colaboração com a fábrica de papel de Wattens. Esta central produz, em média, 57 GWh por ano.

1984
Com a turbina Pelton de bocal duplo, a capacidade normal da estação elétrica de Innerachen aumenta para, aproximadamente, 1,35 GWh por ano.

1995
Vista como um projeto modelo para a produção de energia amiga do ambiente nos Alpes, a estação elétrica de “Haneburger” inicia as suas operações. Desde então, tem fornecido cerca de 18,5 GWh por ano.

2001
Todas as centrais elétricas da Swarovski são oficialmente reconhecidas como produtoras de "energia ecológica" certificada pelas autoridades austríacas.
 

Uma casa para todos

Title:

1947
É colocada a primeira pedra do novo complexo habitacional da empresa em “Kreuzbichl” (uma colina perto de Wattens). A sua construção ficou concluída em 1950. Até esta data, muitos outros projetos habitacionais foram realizados.

1948
Um gabinete de ação social, pertencente à empresa, é criado para tratar das questões financeiras e sociais dos trabalhadores. A nossa política de habitação oferecia créditos à habitação com juros reduzidos, ajuda na aquisição de materiais para a construção de habitações e apoio para emergências financeiras.

1951
É iniciada/concluída a construção de dois complexos residenciais para os funcionários da Swarovski Optik em Absam e para os funcionários da Swarovski em Volders, na Áustria.

1952
É iniciada/concluída a construção de um complexo residencial adicional para funcionários da Swarovski em Fritzens, na Áustria.

2005
É organizada uma cerimónia de inauguração de 58 novas casas geminadas para funcionários. Este projeto ajuda os funcionários a alugarem ou comprarem uma habitação a preços razoáveis.

Um recurso precioso

Title:

1970
A primeira torre de refrigeração para arrefecimento dos compressores de ar comprimido entra em funcionamento. Esta infraestrutura reduziu em cerca de 90% o consumo de água usada para o arrefecimento.

1978-1982
A unidade de purificação de águas residuais começa a funcionar, purificando toda a água que sai da unidade de produção 1. Um conjunto de iniciativas posteriores alargou a purificação da água à unidade de produção 2, alargando igualmente a capacidade da unidade de purificação e dividindo a água de processo em água de polimento e água de circulação para a lapidação

Ar mais limpo

Title:

1984
A Swarovski importa  óleo com baixos níveis de enxofre para a Alemanha para efeitos de aquecimento, aumentando as despesas anuais em 210 000 EUR, o equivalente na atualidade, mas reduzindo as emissões de dióxido de enxofre em 60 toneladas. Em consequência disso, a empresa é galardoada com o prémio ambiental “Green Branch”, atribuído pelo governo do estado federal do Tirol.

1990
A Swarovski adota o gás natural. A partir deste ano, o gás substitui o óleo para aquecimento que era usado para gerar calor e derreter os cristais, reduzindo, assim, as respetivas emissões de CO2 em 30%.

1996
O Departamento de Fabrico de Vidro é equipado com novos filtros de poeiras especializados e um novo sistema de extração. Estes equipamentos permitiram reduzir as emissões, reduzir a poluição e colocar os riscos para a saúde dos colaboradores bem abaixo dos limites legais.

A Swarovski Waterschool

Title:

2000
A primeira Swarovski Waterschool (Escola da Água Swarovski) abre no Parque Nacional de Hohe Tauern, na Áustria, na bacia do Danúbio. Um programa educativo é apresentado, em que é ensinada a importância e a escassez da água às crianças e jovens.

2006
O primeiro projeto fora da Áustria, a Swarovski Waterschool India é inaugurada no Parque Nacional de Keoladeo, no Rajastão, na bacia do Ganges.

2008
A Swarovski Waterschool (Escola da Água Swarovski) começa a funcionar em seis regiões ao longo do rio Yangtze, na China, e em 20 comunidades no distrito de Kanungu, no Uganda.

2014
A Waterschool chega ao estado do Pará, no norte do Brasil, com o foco na educação ambiental e da água graças à aprendizagem na escola e com o apoio da comunidade.

2016
Três projetos-piloto são lançados com várias organizações para realçar as fontes de água locais. NGRREC: Rio Mississippi, Raks Thai Foundation, bacia do rio Chao Praya, Fundação Amazonas Sustentável: Amazónia.

2017
Em cooperação com as suas ONGs parceiras, a Swarovski Waterschool lança a edição global dos seus materiais de aprendizagem e de ensino ‘Drops of Knowledge for Rivers of Change’ no seu site.

2018
Lançamento do documentário ‘Waterschool’ na Netflix, que segue as experiências de várias jovens estudantes que vivem junto a seis dos maiores rios do mundo e que celebra os esforços da Swarovski Waterschool.

2021
Com os parceiros locais Earthwatch Australia e Kids Teaching Kids, a Swarovski Waterschool lança o seu projeto-piloto em Sydney, na Austrália. Este lançamento assinala um marco importante para a Waterschool, que está, agora, presente em seis continentes.

Inovações em cristal da Swarovski

Title:

2003
A Swarovski obtém a certificação OEKO-Tex 100 para componentes de  cristais, confirmando a segurança ambiental e humana dos produtos e das instalações de produção.

2007
Lançamento do programa "CLEAR", composto por um conjunto de critérios estruturados por segmento de produto, mostrando todas as respetivas substâncias restritas e proibidas. Isto representa uma parte importante de todas as especificações de produtos.

2009
A Swarovski lança os cristais de cor vermelha sem cádmio* como os “Garnet” e os “Indian Siam”, graças a fórmulas inovadoras patenteadas.

2012
Lançamento do programa Advanced Crystal, reduzindo drasticamente o teor de chumbo até 90 ppm (partes por milhão), sem comprometer o brilho e a qualidade visual dos nossos cristais.

2017

O programa Advanced Crystal é reforçado com fórmulas pioneiras que respeitam as normas ambientais mais restritivas em vigor. Os níveis de chumbo são, ainda mais, reduzidos até 40 partes por milhão, tornando-se num líder de mercado em cristais sem chumbo*.

Arquitetura sustentável

Title:

2010
O novo edifício de escritórios (Mannedorf) na Suíça é certificado com a norma (baixo consumo de energia) da Swiss Minergie. Esta certificação é conseguida graças à estrutura integrada da fachada, da engenharia dos serviços do edifício e aos sistemas termoativos. Para além disso, os requisitos de estanquidade do ar, utilização da luz natural, aquecimento, isolamento térmico, vidro de absorção de calor, distribuição do aquecimento e de ventilação controlada foram satisfeitos.

2018
Inauguração e abertura da "Manufaktur" (juntamente com o "Campus 311"), as nossas instalações sustentáveis e de ponta para a criação rápida de protótipos. O design deste espaço de 7000 m2 - em colaboração com os arquitetos noruegueses da Snøhetta - foi pensado para captar a criatividade e a imaginação. O edifício da Manafaktur demonstra o nosso compromisso com a inovação sustentável, tendo obtido a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Gold.

Fundação Swarovski

Title:

2013
É criada a Fundação Swarovski, construída sobre cinco gerações de filantropia e de donativos para a caridade.

2017
O Swarovski Foundation Centre for Learning é apresentado no Museu do Design, um centro que oferece um espaço para o ensino do design e que reúne até 40 000 alunos por ano.

2021
A Fundação Swarovski Creatives for Our Future é um novo programa de subsídios criado com um consultor, o Secretariado das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Parcerias, de forma a identificar e acelerar a próxima geração de líderes criativos em sustentabilidade.

Supply Chain Responsibility

Title:

2014
Launch of the Responsible Sourcing Initiative, a program focusing on our external supply chain which continues to present day. Responsible sourcing involves monitoring suppliers’ performance and supporting them to manage socio-environmental conditions in their production plants.

Sustainable Innovation

Title:

2018
Atelier Swarovski launches a landmark collection: its first fine jewellery using Fair Trade gold, Swarovski Created Diamonds and laboratory grown emeralds.

2022
Made with Swarovski reignited crystals and 90% recycled base metal, the Fluenta family (launched in FW22) is our first sustainability-minded collection. It repurposes precious resources instead of consuming new raw materials, resulting in a reduced CO2 and environmental footprint.

The Power of the Sun

Title:

2014
A solar rooftop hot water system is installed at our factory in Pune, India.

2018
1400 kWp photovoltaic installation in Marigot Thailand

2022
Swarovski completes the installation of a 300 kWp photovoltaic system on the rooftop of our facilities in Wattens.

Assessing Our Impact

Title:

2019
Swarovski publishes a pioneering study in partnership with Trucost (part of S&P Global), showing the impact that Swarovski crystal has on the environment. The results reveal that Swarovski crystal has a lower environmental cost than other jewelry materials.

2021
Swarovski conducts our first complete environmental Life Cycle Assessement covering 5 of our most sold articles. The results of the LCA pinpoint the hotspots that we have to address in order to reduce negative impact on the environment.

A New Beginning

Title:
2020
Swarovski initiates the largest transformation ever for our business, fully integrating sustainability within the Swarovski Crystal Business. This allowed us to prepare for the challenges of the future and to strengthen our commitment towards our sustainability vision, strategy and programs.

Mitigating Global Warming

Title:

2021
Swarovski joins the Science Based Targets initiative (SBTi) to follow a verified greenhouse gas reduction approach and commits to reducing absolute scope 1 and scope 2 GHG emissions by 47% and scope 3 emissions by 28%, by 2030. This represents a substantial change in the way our vertically integrated business operates.

2022
As of this year, all our Asian manufacturing sites are sourcing 100% renewable electricity from photovoltaic plants and wind farms in the region, through Renewable Energy Certificates. This effort allows us to tangibly reduce our Scope 2 emissions.

Disclosing Our Impact & Progress

Title:
2022
As part of our commitment towards increased transparency on our economic, environmental and social impacts, we switch from biennal to annual sustainability reporting.