Ativar acessibilidade
Envio normal gratuito para valores superiores a 99 EUR
Pesquisar
Cuidar do nosso ambiente tem estado no centro do nosso negócio há mais de 125 anos, impulsionado pelos princípios pioneiros do nosso fundador, Daniel Swarovski, de forma a agir como um cidadão global responsável. Hoje, embora esses princípios continuem a ser o nosso guia, compreendemos que temos de ir muito mais longe para mitigar os danos causados pela atividade humana.

Empresas globais como a nossa têm o dever de reinventar o seu modo de funcionamento. Se agirmos com rapidez e ousadia, podemos ainda assim atenuar o pior dos impactos esperados. É por isso que estamos a trabalhar arduamente para reduzir os nossos resíduos e as nossas emissões, e procurando continuamente implementar medidas que reduzam significativamente a nossa pegada ambiental.


Descubra mais abaixo sobre os três pilares da nossa estratégia de sustentabilidade que se centram no nosso planete: Emissões de Gases com Efeito de Estufa, Materiais Conscientes, e Resíduos e Circularidade.

Emissões de gases com efeito de estufa

Os gases com efeito de estufa produzidos pelo homem são amplamente conhecidos por serem o maior fator que contribui para a desestabilização do nosso clima. De forma a fazer a nossa parte na limitação do aquecimento global, aderimos à iniciativa "Science Based Targets" (SBTi) para podermos seguir um caminho claramente definido que visa reduzir as nossas emissões.

Iremos:

•    Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de âmbito absoluto 1 e 2 em 47%, e as emissões de gases com efeito de estufa de âmbito 3 em 28%, até 2030, a partir do ano base de 2019.
As nossas iniciativas

Redução de emissões

Title:
Em colaboração com a iniciativa Science Based Targets, estabelecemos objetivos ambiciosos de redução das emissões de carbono, incluindo a redução das nossas emissões de âmbito 1 e 2 em 47% e das nossas emissões de âmbito 3 em 28% até 2030. Começámos por definir as áreas do nosso negócio onde podemos reduzir mais facilmente a nossa pegada de carbono, o que significa que desde 2019 já reduzimos as emissões de âmbito 1 e 2 em 12% e as emissões de âmbito 3 em 26%:

Planos de redução dos âmbitos 1 e 2:
•    Investir na nossa infraestrutura energética, incluindo energias renováveis, fotovoltaica, bombas de calor, infraestrutura de hidrogénio e potencial de armazenamento para melhorar ainda mais a nossa eficiência energética.
•    Introduzir a eletrificação sempre que possível, inclusive para os nossos fornos de fusão de vidro.
•    Equilibrar o nosso consumo de energia restante com os certificados de Atributos de Energia Renovável.

Planos de redução de âmbito 3:
•    Aumentar a eficiência do material dos nossos produtos e mudar de fontes primárias para fontes de metal reciclado.
•    Funcionamento de uma política global de trabalho híbrido (incluindo alguns dias de trabalho a partir de casa).
•    Trabalhar com os nossos fornecedores para incentivar ao uso de mais energias renováveis nos seus processos de produção.
•    Mudança gradual do transporte aéreo para o transporte marítimo e ferroviário de mercadorias.

Eficiência energética

Title:
Alimentado pelo sol​

Como parte dos nossos esforços para aumentar a nossa eficiência energética, reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa e mudar para fontes de energia renováveis sempre que possível, o nosso objetivo consiste em expandir a utilização da energia fotovoltaica nos nossos locais de fabrico e escritórios administrativos. Em Wattens, na Áustria, instalámos o nosso segundo sistema fotovoltaico de grande escala que fornece 300 Kilowatts de pico (kWp) cobrindo 1600m2. Instalámos anteriormente um sistema de 1400 kWp no nosso local de fabrico na Tailândia, bem como um sistema solar de água quente para o telhado na Índia e temos mais instalações fotovoltaicas planeadas.

Estudo de conceção de fornos de fusão de vidro

Juntamente com uma empresa multinacional especializada em vidro e vitrocerâmica, iniciámos um estudo de conceção para testar se os nossos agregados podiam ser derretidos utilizando exclusivamente energia elétrica. O estudo mostrou que os agregados podem ser derretidos utilizando 90% de eletricidade, o que significa que podemos reduzir substancialmente a utilização de gás durante este processo. Estamos prestes a implementar um conceito para abordar os restantes 10% da energia utilizada. Uma vez alcançado este objetivo, seremos capazes de fundir grandes volumes de agregados utilizando 100% de energia renovável, marcando um grande marco na nossa jornada para a redução da pegada de carbono do nosso cristal.

Lojas Swarovski

Title:
Com mais de 7500 pontos de venda diretos e indiretos em todo o mundo, a nossa distribuição a retalho é claramente fundamental para o nosso roteiro de redução das emissões de gases com efeito de estufa. Lançámos recentemente um novo conceito de loja como parte da transformação da nossa marca, que consome consideravelmente menos energia do que aquela que substituiu. Adicionalmente, a nossa nova Norma de GLEAM (Guidelines for Engineering, Architecture & Management) delineia o nosso protocolo de arquitetura interna reforçado, assegurando que as nossas novas aberturas e renovações serão mais eficientes em termos energéticos, utilizarão materiais mais sustentáveis, e incorporarão um design inclusivo e uma gestão inteligente de IoT para analisar dados. Como prática geral, todos os nossos importantes projetos continuarão a ser submetidos a uma certificação LEED completa (Leadership in Energy and Environmental Design).

Embora se preste muita atenção aos materiais com os quais as lojas são construídas e à quantidade de energia que consomem, existe uma menor atenção aos volumes significativos de resíduos produzidos pela relocalização, encerramento e remodelação de lojas. Executámos vários pilotos para investigar o potencial de reciclagem de antigos elementos da arquitetura da nossa loja e até agora reciclámos mais de 100 toneladas métricas de material através dos nossos parceiros comerciais. Acreditamos firmemente que é nossa responsabilidade agir de forma sustentável no final da vida de uma loja e não apenas antes da sua grande abertura ou durante as operações diárias.

Materiais conscientes

Ao tomar melhores decisões sobre os nossos materiais, podemos limitar o nosso impacto ambiental e o dos nossos clientes também. A nossa visão é continuar a investir em ideias inovadoras de obtenção e fabrico responsáveis.

Iremos:

•    Lançar, pelo menos, uma família de produtos sustentáveis por ano, aumentando simultaneamente as credenciais de sustentabilidade de todo o nosso sortido de produtos.

•    Obter todos os nossos metais de fontes geridas e recicladas de forma responsável até 2030.
As nossas iniciativas

Produtos sustentáveis

Title:

Mandatámos que, até 2030, 50% dos nossos produtos devem ser criados em conformidade com os nossos Princípios Orientadores de Produtos Sustentáveis.

•    Os materiais são derivados de fontes geridas ou recicladas de forma responsável. 
•    Os produtos são produzidos eficientemente, sem desperdícios, e podem ser alvo de outro fim. 
•    Os clientes podem facilmente devolver os artigos usados para que possamos extrair os respetivos materiais preciosos.
•    Os produtos não prejudicam as pessoas nem o ambiente. 
•    As comunicações em termos dos produtos são honestas, éticas e promovem uma utilização responsável.

Para nos ajudar a atingir este objetivo desafiante, lançámos em 2021 a nossa Conduta de Materiais Sustentáveis (SMP). A SMP permite que as nossas equipas de Design, Desenvolvimento de Produto, Marketing de Produto e Operações trabalhem em colaboração para introduzir materiais mais sustentáveis. Além disso, fornece-nos as ferramentas para avaliar os atributos de sustentabilidade dos materiais desde o início do processo.

Resíduos e Circularidade

Combinando a nossa perícia com ideias novas e inovadoras, podemos reduzir o desperdício e promover a circularidade. 

Iremos:

• Associarmo-nos a especialistas externos para investir na inovação sustentável.

• Duplicar a nossa eficiência de materiais até 2030. 

• Transferir as nossas embalagens para fontes certificadas ou recicladas e torná-las recicláveis até 2030.

• Transformar as nossas próprias operações de forma a tornarem-se 90% livres de aterros, com pelo menos 70% dos nossos resíduos a serem reciclados ou a terem outro fim até 2030.
As nossas iniciativas

Cristais renovados

Title:
Os cristais Swarovski são recursos preciosos que não queremos desperdiçar. A nossa iniciativa de cristais renovados permite-nos dar aos cristais não utilizados uma nova oportunidade de serem adorados, em vez de serem eliminados. Guardamos os cristais que não são vendidos durante o máximo de tempo possível, com o compromisso de os utilizarmos para a finalidade pretendida. 

Acreditamos no poder positivo e transformador da colaboração, pelo que, através dos nossos projetos de design consciente e parcerias, doamos cristais renovados a instituições académicas de renome mundial, futuros designers e nomes reconhecidos para os utilizarem nos seus designs. Temos como objetivo incentivá-los a utilizar este material sublime com criatividade, ao mesmo tempo que sensibilizamos para a importância do design sustentável e do desperdício como um recurso valioso.

Em 2021 estabelecemos uma parceria com Viktor&Rolf, que integrou cristais renovados na sua coleção de alta-costura de outono/inverno 2021, e com Kevin Germanier, que criou a sua coleção primavera/verão 2022 utilizando cristais renovados e materiais sustentáveis. Também colaborámos com Germanier no design de um frasco de perfume reciclado para a Guerlain cravado de cristais renovados.

Eficiências na produção

Title:
Investimos constantemente em sistemas para melhorar a nossa utilização da água e reduzir o uso de produtos químicos nos nossos processos de corte de cristais. Nas nossas principais instalações de fabrico situadas em Wattens, Áustria, o nosso sistema de tratamento de águas residuais em circuito fechado limpa e recicla 98% da água do nosso processo de polimento de cristais, e 88% da água do nosso processo de moagem de cristais.

Nas nossas instalações de produção, também localizadas em Wattens, utilizamos um circuito de lubrificante de arrefecimento para ajudar no corte de cristais. O circuito contém 1200 m3 de líquido e requer a adição cuidadosa de químicos relevantes para assegurar o seu ótimo desempenho e estabilidade. Entre 2015 e 2021, reduzimos para metade a quantidade de lubrificante de arrefecimento utilizado. Também fomos capazes de remover completa ou parcialmente uma série de produtos químicos do processo, incluindo o precipitante do agente em kit e o antiespumante, e reestruturámos o nosso inibidor de corrosão para omitir o fósforo. 

Todas estas melhorias são o resultado da inovação e não da redução da produção, e tiveram também benefícios em termos de segurança para os nossos colegas.
Sustentabilidade na Swarovski

As nossas pessoas

Title:
Somos uma empresa construída sobre uma base de igualdade e inclusividade

Os nossos marcos

Title:
Uma longa herança de sustentabilidade desde 1895